Home by Suva: agora no Leblon

Desde pequena, Suva Albuquerque adorava brincar de casinha. Cada mesa que arrumava para as amigas era uma cena – e uma louça diferente. A brincadeira virou coisa séria. No ano passado, inaugurou a Home by Suva, marca de acessórios e objetos de decoração – para fazer com que a “casinha” (agora de todo mundo!) continue linda, cheirosa e aconchegante. O sucesso foi instantâneo: no ano passado, abriu um quiosque no badalado shopping paulista Cidade Jardim; pouco depois, outro no Iguatemi. E, seis meses depois, este quiosque virou loja. Que agora chega também ao Rio, através de Helly Veiga e Dani Silva, que trazem a marca para um charmoso recanto no Leblon em clima de soft opening: há planos para, em poucos meses, instalar a Home by Suva em uma loja maior.

Linha “Famille Jaune”

São louças em cerâmica e porcelana, jogos americanos, faqueiros, chachepots, vasinhos, porta-guardanapos, toalhas de lavabo, descanso de talheres, guardanapos, uma linha de peças em cobre, outra de fragrâncias para casa…

Linha “Blue de Chine”

O caminho de Suva até aqui foi longo – e prazeroso: ela sempre gostou de desenhar, inclusive suas próprias roupas. Na década de 80, era fornecedora de roupas em seda, malha e couro para a Daslu, que iniciava, de forma tímida, sua linha para casa. O convite para implantar a Daslu Casa foi consequência – e durante os próximos 15 anos desenvolveu produtos para a marca. Ao mesmo tempo, Suva retomava a paixão da infância, organizando festas, jantares, pequenas e grandes reuniões, como casamentos. Mesas criativas, bem postas, coordenadas, sempre foram a sua maior paixão. Até que um amigo a convidou para participar da Abimad, feira de móveis de alta decoração, complementando sua linha de porcelanas. Suva criou uma seleção de aromas de acordo com as peças. Foi a partir desta linha de fragrâncias para a casa que a Home by Suva efetivamente começou a tomar forma. Incentivada pelo genro Gus Mesquita, que trabalha com marketing e viu na criatividade da sogra um campo fértil para dezenas de outros produtos.

 

Linha “Celadon”

 “A ideia é criar peças coordenadas, com diversas combinações diferentes e que criem uma atmosfera”, conta Suva. Por isso, os produtos têm quatro opções básicas de cores, quentes e frias – a linha vermelha foi batizada de “Rouge de Fer”; a azul, de “Blue de Chine”; a verde, “Celadon”; e a amarela, de “Famille Jaune”. Os jogos americanos seguem as cores e os padrões das louças. São mais de 10 tipos de copos, seis tipos de faqueiros completos – inclusive um em bambu natural pintado –, quatro modelos de cerâmica (cada um com várias opções de cores), quatro de porcelana, uma linha em cobre (com bandeja, jogo de chá e café, travessa, faqueiro, descanso de panelas…), toalhas para lavabo, guardanapos com iniciais gravadas (em linho e também em papel!), velas, vasos, a linha com quatro fragrâncias (uma para cada “cor”), uma linha de papelaria, com cartões, blocos, carteiras, porta-cartão, porta-celular com capas em couro…

 

Linha “Rouge de Fer”

 “Quando crio um novo produto penso no resultado das coisas juntas. Não é apenas uma peça bonita, tem de ser útil e estar em harmonia com o que já existe, com o que pode ser combinado e com o ambiente em que será colocado”, diz a workaholic Suva, que não pára nunca. Mas explica: “Nem tanto. Fazer o que gosta não é trabalho.” Ela continua brincando de casinha. Só que agora é sério.

 

O espaço carioca da “Home by Suva” fica na badalada Rua Dias Ferreira 175 -sala 404-  Leblon. Tel: (21) 2259-2064.