New York Design

Nova York é indiscutivelmente uma das capitais mundiais do design. E durante doze dias, é palco para tudo que há de mais novo e moderno nesse campo. A NYCxDesigné uma feira de design de todas as disciplinas – do desenho industrial a moda e ao planejamento urbano – espalhada pelos cinco bairros, ou “boroughs”, da cidade (Manhattan, Queens, Brooklyn, Staten Island e Bronx). O objetivo é criar uma plataforma para oportunidades culturais e comerciais, promovendo novos talentos e propagando a admiração pela arte. O evento teve start no dia 10 de maio, e vai até o dia 21, sem parar, na “city that never sleeps”.

O mais incrível, é que o evento teve início paralelo a  dois outros grandes acontecimentos na cidade: a Frieze Art Fair, que reúne o público apreciador da arte contemporânea durante quatro dias intensos de compras, vendas, apreciação e palestras sobre o tema, e a International Contemporary Furniture Fair, que reúne profissionais da industria moveleira do dia 18 a 21 de maio.

Nova York, portanto, se beneficiou do “cross” entre esses importantes eventos, para trazer ainda mais profissionais da área, e curiosos, para desfrutar desse momento de design da cidade.

Abaixo, alguns dos (muitos) eventos a serem conferidos:

The VW Dome 2

Um enorme domo foi instalado em Rockaways em parceria entre o MoMA e a Volkswagen – local devastado pelo Furacão Sandy em outubro de 2012. Esse espaço funcionará como centro de cultura e educação, e sediará palestras e mesas redondas sobre arte, cinema e performance.

Endereço: Entre as ruas Beach 94th e Beach 95th.

Mais informações: http://www.momaps1.org/expo1/venue/vw-dome-2/

Art & Design Graduating Student Exhibition 2013

800 formandos da Fashion Institute of Technology (FIT), escola de moda de NY, apresentam seus trabalhos para o público.

Endereço: Seventh Avenue, esquina com a 27 St.

Mais informações: http://www.fitnyc.edu/10636.asp

 

WantedDesign

A terceira edição da WantedDesign reúne durante quatro dias novos talentos dos EUA, Canada, Europa, e principalmente da América Latina. O objetivo é mostrar obras que transitam entre a tradição, matéria-prima local, e ferramentas.

Endereço: 11th Ave entre as ruas 27 e 28

Mais informações: http://2013.wanteddesignnyc.com/

Les Danceurs

Esculpidas digitalmente pelo artista Marc Fornes, esses corpos de dançarinos flutuam pelo espaço da Galeria Moss Bureau. O artista aplica arte, design e tecnologia em seus trabalhos, anteriormente expostos no Guggenheim e no Centre Pompidou.

Endereço: 256 W 36th St., entre a 7th Ave. e a 8th Ave.

Mais informações: http://mossbureau.com/new-show

Skateboard Design Show

A feira de arte de skate reúne mil grafiteiros profissionais e emergentes, que customizam a prancha com os mais diversos designs. Serve também como ponto de encontro do público jovem e antenado da cidade.

Endereço: 164 Fifth Avenue, entre as ruas 21 e 22

Mais informações: http://www.aiga.org/bordo-bello/

Esses são apenas cinco dois milhares de eventos acontecendo em Nova York. Para conferir todas as atrações, visite o site da NYCxDesign