Brasile x Milano

Chegou a hora! O Salone de Mobile só inaugura oficialmente amanhã, mas as ruas de Milão já estão repletas de profissionais e curiosos, que aproveitaram o final de semana para se ambientar e se preparar para tudo que vão viver nos próximos dias. São muitos os arquitetos e designers brasileiros que estão na cidade para conferir de perto as tendências e lançamentos da feira anual mais importante do ramo. E não por acaso, muitos dos eventos paralelos a feira estão de alguma forma relacionados com o Brasil – o país, que é a menina dos olhos mundo a fora. Abaixo, uma pincelada dos eventos brasileiros na terra do design.

Rio + Design 2013 

O Governo do Estado do Rio, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) em parceria com o SEBRAE, e vai reunir cerca de 30 objetos que  exprimem a força criativa da produção carioca, em um espaço de 250mq na Zona Tortona. A mostra reúne criações com forte personalidade, inovação em materiais ecossustentáveis e estimulo à comercialização com foco no licenciamento. A curadoria ficou a cargo de um trio de renomados designers: Guto Indio da Costa, Zanini de Zanine e Cláudio Magalhães. O coquetel de abertura é hoje, 08 de abril as 18h na Via Tortona 31, Spazio I/ Opifcio 31.

Spazio Casa Claudia

A Casa Claudia terá um lounge super bacana para receber os profissionais na feira, onde estarão a mostra duas belas exposições. A primeira com o titulo “O Bispo: Palavras que Precisam Ser Escritas” terá 30 réplicas cenográficas do artista sergipano Arthur Bispo do Rosário feitas para o filme “O Senhor do Labirinto”.

A segunda, é a nova coleção da “A Lot of Brasil”, marca que estará também no Salão, com móveis feitos no Brasil e assinados pelos mestres do design Alessandro Mendini, Fabio Novembre e Paulo Pinifarina.

Sediado no Palazzo Durini, um antigo prédio com um pátio central onde viveu e trabalhou o escultor italiano Antonio Canovas no inicio do século 19, o Spazio Casa Claudia promete ser “point” oficial do Fuori Salone.

“O Manto”, Bispo do Rosário

Brazil S/A 

 O Brazil S/A em parceria com a Began, leva para Milão durante a Design Week, a exposição Reflexos do Brasil – ou em italiano, “Riflessi dal Brasile”. Para fazer parte da mostra, a curadoria escolheu 10 lustres franceses Baccarat,  considerados objetos únicos, lapidados à mão, como pedras preciosas, em um processo totalmente artesanal. Em alusão ao tema da edição Reflexos, pela primeira vez, grandes nomes da arquitetura nacional serão convidados a customizarem tecidos que revestirão os lustres, formando os mais variados reflexos. Entre os criadores, estão a In House, Debora Aguiar, Jóia Bergamo, João Armentano,  Jayme Bernardo, Patricia Anastassiadis, Ana Maria V. S., Ruth Lemos,  Maithia Guedes e Brunette Fracarolli.

A exposição acontece no Palazzo Giureconsulti, que fica na Via Mercanti 02.

Rafael Miranda x  Copacabana  

Carioca radicado em Milão há 13 anos, Rafael Miranda é um dos grandes nomes do design contemporâneo desenvolvendo relógios e móveis voltados para o mercado de luxo. Em abril, Rafael inova e lança sua nova linha de relógios, a Copacabana. O modelo tem cinco cores e traz a bandeira do Brasil em sua pulseira.  O ambiente do designer carioca na Zona Tortana, reproduzirá a praia de Copacabana e ficará aberto entre 10h e 00h, na Via Voghera 14. Na quinta-feira, 11 de abril, Rafael fará um coquetel das 14h às 18h.

Acompanhe o blog para as notícias mais quentes da Feira de Milão. Em breve!