SP Arte a todo vapor

A nona edição da SP-Arte, feira de arte mais importante da América Latina, inaugura nesta semana a todo vapor. São 122 galerias confirmadas, provenientes de 16 países, expondo nos 15 mil metros quadrados do Pavilhão da Bienal – prédio ícone desenhado por Oscar Niemeyer.

performance de Túlio Pinto no Pavilhão da SP-Arte 2011

Com curadoria de Adriano Pedrosa, a feira de 2013 também contará com  a terceira edição do “Laboratório Cultural”, espaço para promover novos talentos e educação cultural.

Entre as 41 estrangeiras, os destaques são a Gagosian, White Cube, Hauser & Wirth, Continua, Le Moulin e Spruth Magers. Das 81 galerias nacionais participantes, 20 são do Rio, como A Gentil Carioca, Anita Schwartz Galeria de Arte, Athena Contemporânea, Luciana Caravello Arte Contemporânea, Mercedes Viegas Arte Contemporânea e Silvia Cintra Galeria de Arte + Box 4.

E como já é de praxe, a cidade de São Paulo fervilha em torno da feira. Além dos eventos programados pela própria produção da feira, várias mostras, palestras e coquetéis acontecem paralelamente. O destaque desse ano vai para a Galeria Nara Roesler, que expõe “Vik Muniz – Espelhos de Papel” a partir do dia 02 de abril. São trabalhos do artistas que mais uma vez tem a base na fotografia, unindo imagens rasgadas de revistas e inserindo ícones da mídia de massa em reinterpretações de pinturas clássicas. Essa série de obras de Vik, chamada “Pictures of Magazines 2”, é inédita no Brasil.

“Study of Ostrich” – inspirado na obra de Nicasius Bernaerts

“The White Girl” – inspirado na obra de James Whistler

A feira inaugura na quarta-feira, dia 03 de abril, para convidados. Nos dias 04, 05, 06 e 07 a feira é aberta para visitação do público com entrada a R$30. A SP Arte acontece no Pavilhão Ciccillo Matarazzo
 (Pavilhão da Bienal]) no Parque do Ibirapuera, entrada pelo Portão 3
. Para mais informações, visite o site da feira.