Preview: Mostra Artefacto 2013

A Mostra Artefacto 2013, a partir de 23 de março, lança as tendências da decoração para vários tipos de moradia, provando que é possível trazer para cidade o estilo despojado-chic da casa de praia e de campo. São 27 ambientes assinados por 33 renomados arquitetos do Rio, como Paola Ribeiro, Luiz Fernando Grabowsky, Joy Garrido, Adriano Amado, Jorge Delmas, Roselli Muller, Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge, entre outros. Lofts, quartos, livings, salas de jantar e de estudos, varandas, home-office, family room estão dispostos nos 2.300m² da Artefacto do CasaShopping.

Abaixo, um preview do que poderá ser visto a partir do próximo sábado.

foto: Edison Garcia

Luiz Fernando Grabowsky – Family Room

Uma ambientação real para um espaço real: são 44 m² utilizados para reunião da família. Como em qualquer apartamento médio da Zona Sul carioca. Com este pensamento, o arquiteto desenvolveu um espaço que reúne living e sala de jantar. “A ideia é mostrar que é possível criar uma bela decoração e que atenda às necessidades da vida real, atual, em que os espaços não são grandes”, explica Grabowsky, que enfatiza que o espaço não tem TV. “É family room porque é um espaço para a família se encontrar e conversar, seja no living ou em torno da mesa de jantar, em um bate-papo para contar como foi o dia”, diz.

foto: Edison Garcia

Joy Garrido – Quarto do Casal

Que 50 tons de cinza, que nada. A cor da paixão é, e sempre foi, vermelha. E como todas as informações atualmente ficam guardadas na “nuvem” do cyberespaço, Joy brincou com estes dois conceitos no ambiente do Quarto do Casal: “O vermelho é para ir às nuvens!”, diz. Acolhedor, íntimo e com uma atmosfera de paixão no ar… São 39 m² em tons naturais, fendi e, claro, vermelho carmim. A seleção do mobiliário seguiu o espírito do ambiente: a cabeceira da cama, por exemplo, um dos destaques, é em capitonné carmim. “Como a cama é o ‘coração’ do quarto, é vermelha! Uma proposta ousada”, diz a arquiteta, que também “vestiu” a cama de branco com os fios de algodão egípcio da Trousseau e muita pluma envolvendo colcha, travesseiros e almofadas. Sobre a cama, cinco telas unidas reproduzem a Baía de Guanabara no início do século.

foto: Edison Garcia

Paola Ribeiro – Loft

Loft urbano: um olhar feminino. Este é o tema do espaço de Paola, que criou um ambiente de arquitetura contemporânea, com linhas retas e cores neutras. “Trabalhei com branco, preto, cinza, que remete a um ambiente urbano, mas sem abrir mão de toques de cor para deixar o espaço vívido e aconchegante, marcar registrada do meu trabalho”, conta. Como definição de loft, espaços integrados, que ampliam o todo: living, home office e área para refeições. O olhar não é apenas feminino, mas voltado para as necessidades e desejos de uma mulher moderna, dinâmica, prática e atenta às tendências.

foto: Edgar Moura Brasil

Jorge Delmas  – Estúdio na Serra do Artista

O artista a que se refere o título do espaço é o ator Tuca Andrada, amigo do arquiteto e que se interessa muito por decoração. “Além de admirá-lo como ator e como pessoa, sei que ele curtiria ter um estúdio assim”, explica Delmas. Para ampliar o espaço de 43 m², e aproveitando o pé direito de seis metros de uma das vitrines da loja, o arquiteto construiu um jirau em madeira, onde fica o escritório de Tuca. Embaixo, sala de estar e jantar em branco e tons de areia e bege. Sofá Madrid e poltrona Karkdor rodeiam a mesa de centro Shiraz. O aparador Agadez, com bandeja, é também um bar, e, para relaxar, um confortável conjunto Kilwa (poltrona e pufe). No espaço para refeições, mesa redonda com coluna Chad bambu e tampo de cristal, rodeada por quatro cadeiras Tulum.

foto: Edison Garcia

Elaine Ramos – Sala de Leitura

A inspiração foram os hotéis particulier na Provence Francesa, e suas peças que remetem a um passado romântico. A sala de leitura de Elaine Ramos tem esse clima emocional, em branco, verde e cinza. “Com uma dose de melancolia e valorização das referências do passado. Quero que quem entra ali se sinta abraçado por um ambiente que dispensa modismo”, conta a arquiteta, que usou muito veludo nas almofadas, criando um clima de casa de campo, com os móveis da Beach & Country.

A Mostra Artefacto fica até dia 31/12 na loja Artefacto do Casa Shopping, na Av. Ayrton Senna, 2150 – Bloco K- Barra da Tijuca.