Um canadense descolado, educado em Harvard, radicado em Los Angeles, com obras no mundo inteiro, e atualmente com uma exposição em Paris. Não podíamos estar falando de outra pessoa se não o icônico arquiteto Frank Gehry.
O Paris Project Space, espaço da Gagosian Gallery na capital francesa, recebe esse mês a exposição “Fish Lamps”, com instalações dinâmicas e vivas de peixes by Frank Gehry.
Fotos: Josh White
O ganhador do Prêmio Pritzker de Arquitetura em 1989, transita com facilidade entre o mundo da arquitetura, da arte e do design. Mas a história das “Fish Lamps” foge do obvio, é surpreendente. Em 1983, Gehry recebeu uma encomenda da Formica Corporation para desenvolver objetos com um novo material plástico laminado chamado ColorCore. Durante o processo criativo, Gehry acidentalmente quebrou o material, e os restos de cacos e lascas pelo chão, inspiraram o arquiteto a montar escamas de peixe. De um acidente, nasceram as primeiras “Fish Lamps”, que hoje é peça-ícone da história do design.
Desde então Gehry é fascinado pela figura do peixe – animal que para ele é belo, iconográfico e dinâmico.
A exposição da Gagosian recebe a reedição das “Fish Lamps”, em versão 2012. Ainda usando o ColorCore, o arquiteto dessa vez criou peças em dimensões maiores e absorvendo outros materiais de criação. Com um discreto brilho, e em movimento constante, representam a simbiose da união entre a forma e função.
O peixe também foi fonte de inspiração para outras obras de Frank Gehry:
Guggenheim Museum – Bilbao, Espanha (1997)
Jay Pritzker Pavilion – Chicago, EUA (2004)
Hotel Marqués de Riscal Vineyard – Elciego, Espanha (2006)
“Fish Sculpture” – Vila Olímpica de Barcelona, Espanha (1989–92)
“Standing Glass Fish” – Minneapolis Sculpture Garden, EUA (1986)
A exposição, que já passou pela Gagosian Los Angeles, agora fica em Paris até dia 09 de março. A Gagosian Paris Project Space fica na Rue de Ponthieu 75008. Para mais informações visite o site da galeria.