Graffiti Chic

Uma grife francesa tradicional que está presente em todos os shoppings de luxo do mundo. Dois grafiteiros paulistas, que rodam o mundo fazendo intervenções urbanas artísticas. Dificilmente esses dois mundos se cruzariam, mas a nova parceria da Louis Vuitton com Os Gêmeos mostra que nada é impossível no fantástico mundo da moda.

Sintonizada com as artes desde os anos 80, a Louis Vuitton sempre buscou parceiros para ilustrar e estampar suas coleções. Com a chegada de Marc Jacobs como diretor artístico da Maison LV em 1998, a linha entre a arte e a moda ficou ainda mais borrada. Porém as parcerias sempre foram com artistas renomados como Stephen Sprouse, Yayoi Kusama e Takashi Murakami.

Dessa vez, Marc Jacobs apostou no novo, no divertido, no desafiador – apostou no street art. E para isso, convidou a dupla brasileira de grafiteiros que é referencia mundial no assunto para assinar a estampa de uma echarpe da coleção Primavera 2013.

A echarpe “Mosaico”

Gustavo e Otávio Pandolfo, Os Gêmeos, criaram a estampa da “Mosaico” com motivos de sol e lua, representando equilíbrio e proporção. “Nos inspiramos nos momentos simples da vida, no equilíbrio entre a beleza e a simplicidade, e do modo mágico como podemos nos comunicar com nossos olhos. Queríamos obter o resultado mais perfeito, onde as linhas e cores fizessem de cada echarpe de seda uma obra de arte do vestuário, sem limitações, como uma obra de arte envolta em seu pescoço,” contam os artistas.

Depois de terem deixado sua marca nos muros e painéis da capital paulista, Os Gêmeos se tornaram os queridinhos da street art internacional, assinando obras nas principais capitais do mundo. As intervenções foram inclusive, muitas vezes, criticadas por críticos puristas que vêem nas obras deles, ousadia em dose dupla. Porém, com o tempo Os Gêmeos se estabeleceram com força no mercado. Abaixo, alguns exemplos da street art da dupla:

Prédio abandonado em Lisboa, Portugal

Urban Forms Galery, em Lodz, Polônia

Institute of Contemporary Art em Boston, EUA.

O Castelo de Kelburn em Fairlie, Escócia.

A melhor notícia é que a echarpe Mosaico já está à venda na Louis Vuitton Brasil. Inclusive na mais nova LV do Rio, no Village Mall.