Dez Anos de Zanininho

Quem um dia pensou que para um artista ganhar uma retrospectiva, este mesmo precisava ser no mínimo bem idoso, e no máximo falecido,  se enganou. O jovem designer Zanine de Zanine, com apenas 34 anos, inaugurou ontem a primeira retrospectiva de sua carreira.

o designer Zanini de Zanine

Ele, que é filho caçula de José Zanine Caldas, consagrado arquiteto e escultor brasileiro, já caminha com pernas próprias há muito tempo. Nos últimos anos, foi ganhador do IF AWARD e do PREMIO DO MUSEU CASA BRASILEIRA. Além de já ter conquistado com força o público internacional…Recentemente criou a poltrona Trez para a empresa italiana Capellini – um convite um tanto cobiçado, já que antes só havia sido conquistado pelos Irmãos Campana no Brasil.

E essa exposição no Espaço MEMO, e com curadoria de Sergio Zobaran, é com certeza um marco de seu alcance  e sucesso com apenas dez anos de carreira. A exposição mostra 40 peças produzidas pelo designer com materiais inusitados, um marco de seu trabalho. Além da 40 peças, dez múltiplos co-produzidos por Zanini e Walton Hoffman serão apresentados.

Depois do Rio, a exposição vai para São Paulo, e tem planos de visitar outras cidades até o final de 2013.

Abaixo, algumas das peças que poderão ser vistas no Espaço Memo:

Poltrona Seringueira, produzida a partir da arvore seringueira

Poltrona Trez, parceria de Zanini com Capellini

Poltrona Moeda, produzida com chapas descartadas pela Casa da Moeda

Banco Cê Senta, produzida a partir de placas de sinalização de trânsito

Cadeira Skate, produzida a partir de pranchas de skateboard

A exposição “Zanini, 10 anos
” fica até o dia 11 de fevereiro no Espaço Memo, na Rua do Lavradio, 130, Lapa – Rio de Janeiro. Abre de segunda a sexta de 10h às 19h, e sábados, das 10h às 15h
, com entrada franca.