Viva, Niemeyer!

Niemeyer iniciou sua produção de móveis nos anos 70, em parceria com sua filha Anna Maria, na busca da continuidade entre sua arquitetura e os elementos que a completassem. Inspirado pelas técnicas usadas nos móveis suecos (laminação/colagem/prensagem), desenhou diversos móveis, sempre com formas ousadas e poucas áreas de apoio, o que valoriza as curvas, como o faz em seu desenho de arquitetura. Os móveis de Anna Maria e Oscar Niemeyer foram utilizados e expostos em diversos projetos no Brasil e no exterior, onde são amplamente reconhecidos.

O blog homenageia o mestre Niemeyer, com uma seleção de seus móveis de design mais importantes.

EASY CHAIR – Simplesmente um ícone do design brasileiro. 

CADEIRA DE BALANÇO – Outra  peças ícone do arquiteto, de 1977, esta cadeira escultural é ideal para ser a grande vedete dentro de um ambiente e leva ao extremo a ousadia da forma aliada às possibilidades de curvar e laminar a madeira. Os apoios são muito reduzidos, justamente para valorizar as curvas, o traço característico do arquiteto e torna-se ainda mais leve pelo uso da palhinha.

MARQUESA –  Sinuosa e escultórica, a marquesa de Niemeyer foi criada em 1974, em parceria com sua filha, Anna Maria. Explora ao extremo as possibilidades de trabalhar a madeira (laminação/prensagem) e faz uso da cor preto, traço característico em seu mobiliário, em associação à palha natural.

CHAISE RIO – Esta chaise escultural é ideal para ser a grande vedete dentro de um ambiente. Os apoios são muito reduzidos, justamente para valorizar as curvas, o traço característico do arquiteto.

Viva o mestre!

As peças podem ser encontradas na Dpot_mobiliário brasileiro  e na A Lot of .