Il Centenario di Fornasetti

Produzindo peças originais de design desde 1968, o Atelier Fornasetti comemora em novembro o centenario de seu fundador.  E para comemorar essa data especial, a grife inaugura uma exposição chamada “Autoritratto di um centenario”, com desenhos e gravuras de Piero Fornasetti. Nesta ocasião, será apresentado o tradicional prato-calendário de 2013.

Piero Forsnatti  foi um pintor, escultor e decorador milanês que deixou sua marca no mundo do design internacional. Entre seus onze mil produtos, muitos estão espostos em galerias de arte e design pelo mundo, como o Museu Victoria & Albert, de Londres. A coleção pessoal de objetos e móveis da familia Fornasetti é uma das maiores e mais importantes da atualidade.

Piero Fornasetti (1913-1988)

O maior legado de Piero é sem duvidas a coleção de 700 pratos de porcelana estampados . São considerados hoje peças raras, e caras, colecionadas por familias tradicionais do mundo inteiro. No Brasil são vendidos em alguns poucos enderecos exclusivissimos, como a loja Poeira Rio de Janeiro e o Studio Grabowsky.

Os tradicionais prato-calendários

A estampa mais conhecida do Fornasetti, inspirado em sua musa Lina Cavalieri, presente em vários objetos assinados pelo atelier

Mesmo após a morte de seu pai em 1988, Barnaba, o herdeiro da marca, vem perpetuando a fama e tradição do design Fornasetti, sem deixar a peteca cair. Durante a sua gestão, a empresa passou a fazer os chamados “re-designs”, ou seja, releitura das peças classicas criadas por Piero, que tem sido um grande sucesso.

O evento de inauguração será no dia 10 de novembro na única loja Fornasetti do mundo, que fica em Milão no Corso G. Matteotti  1/A.  A exposição fica em cartaz até fevereiro de 2013.