Ilusão Aquática

O diálogo entre a natureza e a percepção é o tema da mostra “Manobras Poéticas”, que será inaugurada no dia 25 de outubro na Galeria Athena Contemporânea. Com curadoria de Vanda Klabin, a coletiva apresentará dez artistas que representam o cenário atual da arte contemporânea.

“O foco dessa exposição é esse olhar que traz novos ritmos de investigações estéticas. Cada artista vai elencar problemas e interrogações e pontuar as suas diferenças na força da emergência de sua plasticidade artística, mas mantendo a sua alquimia de contrastes e a ocupação da verdade poética e visual de seus pensamentos”, conta Vanda Klabin.

Os artistas, selecionados a dedo, são: André Andrade, Ana Prata, Anna Paola Protasio, David Lachapelle, Eduardo Masini, Joana Cesar, Rachel Tanugi Ribas, Rodrigo Bivar, Vanderlei Lopes e Zezão.

 O foco da coletiva é a ilusão aquática, seus reflexos, suas luminosidades, suas colorações, suas inquietudes rítmicas, suas ambigüidades veladas, úmidas e não configuradas, que atuam na fronteira entre a pintura, a colagem, a fotografia e a escultura. Segundo Vanda Klabin, a água, matéria instável que a natureza oferece, entra como eixo condutor da composição e é apropriada pelo olhar do artista como um ingrediente ativo e transformado em um acontecimento plástico.

A curiosidade é que todos esses artistas já produziram trabalhos relacionados a esse tema, o que também os conecta para exposição. Abaixo, um breve preview do que pode-se esperar na mostra:

by Rachel Ribas

by David Lachapelle

by André Andrade

by Vanderlei Lopes

A Galeria Athena Contemporânea fica na Av. Atlântica, 4.240 – 210 | 211, no Shopping Cassino Atlântico de Copacabana.