Um olhar noturno

Em sua primeira exposição individual no Brasil, a fotógrafa Patricia Thompson traz obras inéditas para a galeria Huma Art Projects.

 A exposição “City Lights” reúne 19 fotos da artista, conhecida pelo seu trabalho batizado de “Abstract Urbanism.” Patrícia fotografa construções urbanas com atenção aos detalhes geométricos e arranjos visuais. Sua marca registrada é não manipular as fotos usando os recursos corriqueiros do Photoshop – cada foto é revelada da forma que são capturadas, usando e abusando da luz natural.

“Dupla Dinâmica”

“Cooper Red” 

No segundo andar da exposição, a artista expõe nove peças únicas que são frutos de um novo projeto, todo fotografado a noite, usando o recurso do “backlight”.

Nos bastidores, Patricia Thompson segurando um “backlight” 

Para recriar o ambiente noturno em que ela fotografou as obras, nas ruas de Nova York, o espaço ficará no escuro.  O efeito faz com que Patrícia transporte o visitante para fora do Rio e para o meio de um centro urbano movimentado como Nova York, sua cidade-inspiração.

“Like Shanghai” 

Por um momento, sentimos como se estivéssemos andando pelas movimentas ruas do Times Square. Os outdoors iluminados da Broadway, os taxis amarelos passando em alta velocidade, os turistas caminhando de um lado para o outro, línguas diferentes sendo faladas em cada esquina. E é só ao sair da galeria, que nos encontramos novamente numa ruazinha charmosa, e sem saída, do Humaitá, e de volta para a calmaria do Rio de Janeiro.

“Like Paris”

A Exposição vai até 11 de novembro de 2012 no Huma Art Projects, que fica na Rua Alfredo Chaves, 56, Humaitá, de terça a sábado, das 11h às 18h. E Para conhecer melhor o trabalho da artista, leia o post publicado aqui no blog em março.