O mundo colorido de Lisa Corti

 

Apaixonada pela Índia, nascida na África e radicada na Itália, a designer Lisa Corti traz na própria história um caldeirão de referências culturais. Referências que se refletem no seu trabalho repleto de estampas com cores vibrantes e tecidos naturais pintados artesanalmente. São almofadas, colchas, toalhas de mesa, guardanapos e linhas de roupas e cerâmicas que levam a assinatura inconfundível da designer, reverenciada em todo o mundo.  No próximo dia 10 de outubro, às 18h,  Lisa vai falar um pouco sobre o seu trabalho na Casa Cor Rio, num bate-papo com o publico mediado pela jornalista Cristina Bava, editora da Casa Claudia Luxo. Imperdível!

Lisa Corti nasceu em Asmara, na Etíopia, e ali viveu até os 19 anos, quando se mudou para a Europa. Na memória, ela guarda a beleza das roupas coloridíssimas das mulheres africanas. Cores vivas que, mais tarde, encontrou também nos trajes das indianas em suas constantes viagens para a Ìndia. Ela começou a carreira desenhando roupas em casa. Depois, virou consultora de empresas de estamparia. Na década de 80, abriu uma fábrica e uma loja em Roma num lindo casarão que abrigou um antigo convento, erguido no século 19.  Seus tecidos são produzidos por artesões indianos, com técnicas centenárias.

Lisa gosta de trabalhar com o musseline de algodão, muito usado no passado pelos mulçumanos para a confecção dos turbantes. Sua estamparia mistura elementos da natureza com formas geométricas e cores fortíssimas, que fazem um contraponto entre o antigo e o moderno, o estilo de vida oriental e o ocidental. Lisa conseguiu mesclar tão bem as duas culturas que suas criações fazem sucesso nos quatro cantos do mundo. Ela possui lojas na Ásia, África, Europa e América do Sul. No Brasil, tem uma representante exclusiva, Kika Viana, que mantém uma loja no Rio, no Leblon, e distribui suas peças para São Paulo, Fernando de Noronha, Ribeirão Preto e São Paulo.

ENCONTRO COM LISA CORTI. Vagas Limitadas. Inscrições pelo email: casacorrio@casacorrio.com.br.

APOIO:  DECA  – A COR DA CASA   –  LISA CORTI BRASIL