Arq.Futuro traz para SP grandes nomes da arquitetura mundial

Segundo dados oficiais, 86,53% da população brasileira vivem atualmente em cidades; estima-se que, em 2020, esse número chegue a 90%, acompanhando a tendência de urbanização que se verifica atualmente em todo o mundo. No Brasil, contudo, esse processo avança desorganizadamente. As políticas públicas pouco conseguem contrapor às forças de mercado que ocupam de forma agressiva e desordenada as aglomerações urbanas.

Essa realidade é o ponto de partida da terceira edição do Arq.Futuro, que reunirá em São Paulo alguns dos mais conceituados arquitetos brasileiros e estrangeiros da atualidade para uma série de debates e palestras. Sob o tema central A metrópole na encruzilhada: o futuro de caos ou ordem das megacidades em contínuo crescimento, o evento se realizará nos dias 24 e 25 de setembro, no Auditório Ibirapuera. Entre pontos de debate estão algumas das questões mais prementes ligadas ao tema: a recuperação de espaços urbanos degradados; o papel que as novas tecnologias podem desempenhar no desenho das cidades contemporâneas; as soluções para o transporte público e a mobilidade urbana; a criação de habitações sociais de qualidade, que não resultem em guetos nem contribuam para a divisão da cidade em bairros de ricos e de pobres.

A primeira edição do Arq.Futuro ocorreu em 2011; desde então, semestralmente, o projeto vem reunindo grandes nomes do cenário brasileiro e internacional para compartilhar experiências, apresentar idéias e proporcionar reflexões aprofundadas sobre aspectos sociais, ambientais e artísticos da arquitetura e do urbanismo contemporâneos.

O Arq.Futuro, realizado em novembro de 2011, em São Paulo

O Arq. Futuro realizado em março de 2012, no Rio de Janeiro

Os convidados da terceira edição do Arq.Futuro são os arquitetos Tod Williams e Billie Tsien (várias vezes premiados pelo Instituto Americano de Arquitetos), Ângelo Bucci (vencedor do prêmio Internacional Holcim Awards), Carlo Ratti (que dirige o Centro de Estudos do Ambiente Urbano do MIT), Thaddeus Pawloski(responsável por projetos de infraestrutura de larga escala de Nova York), Alejandro Aravena (ganhador do Leão de Prata na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2008) e Isay Weinfeld (que, entre outros prêmios, recebeu o Mipim AR Future Projects Awards em 2009 e 2012), além do empresário Otávio Zarvos (diretor da Idea!Zarvos).

Alguns projetos de Tod Williams e Billie Tsien

Barnes Foundation (Filadélfia, Pensilvânia)

Instituto de Neurociências de La Jolla, Califórnia

Alguns projetos de Alejandro Aravena:

Children’s Workshop Pavillion, Vitra (Alemanha)

St. Edward University New Residence and Dining Hall (Austin, Texas)

Alguns projetos de Carlo Ratti:

Digital Water Pavillion (Exposição Mundial de 2008, Zaragoza, Espanha)

Casa della Memória (Milão, Itália, 2011)

Alguns projetos de Ângelo Bucci:

Midiateca da PUC-RIO

Sede da Filarmônica Afro-brasileira – SP (2004)

Alguns projetos de Isay Weinfeld:

Edifício 360º    

Edifício Oka

Confirma aqui a programação do Arq. Futuro:

Dia 24 de setembro – Segunda-feira

Tecnologia e futuro das cidades

14h às 15h – Carlo Ratti (palestra)

15h30 às 16h30 – Thaddeus Pawlowski (palestra)

16h30 às 17h30 – Conversa entre Carlo Ratti e Thaddeus Pawlowski – mediação Philip Yang. Perguntas e respostas.

Dia 25 de setembro – Terça-feira

Espaços públicos e centros de cultura e lazer

9h às 10h – Tod Williams e Billie Tsien (palestra)

10h30 às 11h30 – Angelo Bucci (palestras)

11h30 às 12h30 – conversa entre Tod Williams e Billie Tsien e Angelo Bucci – mediação Karen Stein. Perguntas e respostas

Habitação social e projetos imobiliários

14h às 15h – Alejandro Aravena (palestra)

15h30 às 16h30 – Isay Weinfeld (palestra)

16h30 às 17h30 – conversa entre Alejandro Aravena, Isay Weinfeld, Otávio Zarvos, Fernando de Mello Franco e André Corrêa do Lago.  Perguntas e respostas.

Para mais informações, visite o site do evento.