Inhotim: Sob Nova Direção

O mês de setembro será um marco para a história do Instituto Inhotim, em Brumadinho, MG. O “museu a céu aberto”, inaugurado em 2006 pelo empresário Bernardo Paz, recebe de braços abertos uma nova diretora de arte e programação, a sul-coreana Eungie Joo. O antigo diretor, Jochen Volz, que muito contribuiu para o sucesso do instituto e sua colocação no mercado internacional, parte agora para uma nova aventura, como curador-chefe da Serpentine Gallery de Londres.

Inhotim

Eungie Joo, é uma curadora muito renomada no mercado da arte contemporânea. De seu extenso currículo, vale citar seu trabalho como curadora do New Museum de Nova York e ganhadora do prêmio americano Hopps Award pelo seu êxito curatorial em 2006. Seu trabalho em Inhotim será de desenvolver a coleção de arte contemporânea do instituto, além de exposições e programas culturais. Um dos maiores focos do momento é a construção da Grande Galeria, prevista para ser inaugurada entre 2014 e 2016.

Eungie Joo, a nova diretora de arte e programação do Instituto Inhotim

Além dessa importante mudança administrativa, Inhotim ainda inaugura novas mostras permanentes este mês. No dia 06 de setembro, grandes artistas plásticos contemporâneos, nacionais e internacionais, ganham espaço no centro cultural. Entre eles, os brasileiros Tunga e Lygia Pape, a espanhola Cristina Iglesias e o cubano Carlos Garaicoa.

o artista plástico brasileiro Tunga contemplando uma obra

Detalhe da instalação Ttéia, da brasileira Lygia Pape

Além disso, a Galeria Mata, um dos enormes pavilhões espalhados pelos 96,87 hectares de parque de exposição, abre uma coletiva com trabalhos dos artistas Renata Lucas, Mateo López, León Ferrari, Edward Krasinski, Joao Jose Costa, Juan Araujo, e Luisa Lambri.

A Galeria Mata, que recebe novas obras dia 06/09

Sucesso, na certa!