O Loft do Grabowsky

Nesta altura do campeonato, todo mundo (ou quase) já sabe que a Casa Cor Rio 2012 vai ser num prédio histórico da Avenida Rui Barbosa. Pois então: o arquiteto Luiz Fernando Grabowsky tirou partido do endereço nobre para criar um loft pensando num morador que curte as cercanias do endereço. “É uma pessoa que gosta de correr no Aterro e frequentar o Municipal e as exposições do Centro da cidade”, conta. Ou seja, alguém com espírito sofisticado e contemporâneo.

No projeto do arquiteto, as paredes de tijolo e o teto de madeira aparente, originais da construção, serão preservados. Ele vai colocar apenas vigas metálicas, bem rústicas, para sustentar a iluminação. “Também vou usar azulejos azuis e brancos, de formas geométricas, bem anos 70, bem modernista, no peitoril das janelas”, conta ele, que vai dividir seu espaço em cozinha gourmet, sala, quarto e banheiro.

Presença constante na Casa Cor Rio, Grabowsky faz sucesso no mercado carioca há mais de 25 anos. Recentemente, assinou os projetos de decoração dos 100 apartamentos do Hotel Luxor e do spa do Hotel Mar Ipanema. Ele é vice-presidente do Instituto Art Déco Brasil, ONG que visa a preservação do estilo, fundada em 2005 com o marchand Marcio Roiter. Há 16 anos, o arquiteto mantém a loja Studio Grabowsky, no Leblon, com o sócio Pedro Henrique, que vende linha de móveis e acessórios de decoração com a sua grife.

Acima, fotos de um projeto residencial do arquiteto