Inspiração e Respeito ao Passado

A jovem arquiteta Julia Abreu vem se destacando pelos trabalhos de retrofit que faz no Rio de Janeiro. Hoje, ela mostra ao blog dois projetos recentes de que se orgulha – um comercial e um residencial.

Primeiro, um verdadeiro case de “antes e depois”.  Com o objetivo de ajudar na revitalização do centro, surgiu a idéia de restaurar antigos casarões que poderiam abrigar escritórios e pequenos lofts. O objetivo, segundo Julia, era atender a demanda de jovens e pessoas que procuravam uma maneira diferente de morar e trabalhar, privilegiando o estilo.  Assim, uma vila de casas na Rua Silvio Romero, no Centro  foi inteiramente retrofitada. “Queríamos juntar a idéia do moderno e antigo, inspirados nas vilas francesas,” diz a arquiteta autora do projeto, cuja obra foi executada pela empresa onde atua, a Peckson Engenharia, especializada em restauro de imóveis,  que conta atualmente com 6 imóveis do gênero e com obras e aprovações em curso, sempre com ajuda da equipe do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.

O ANTES:

Pertinho dos arcos da Lapa, essa vila que foi batizada informalmente de Vila Charmosa, tem três lofts de 45m²  e um grande loft de 90m².  O sucesso foi tamanho, que o empreendimento tem grande lista de espera…

O DEPOIS:

Um pequeno apartamento na Urca, com vista para o mar, transformado em um espaçoso loft, bem clean. Esse foi o espírito da obra ilustrada abaixo, onde hoje vive um rapaz de 30 anos. O espelho no fundo da cozinha reflete o mar, antes pouco destacado.

Loft na Urca:

Para mais informações, entre em contato com a Julia através de seu email (Julia@peckson.com.br), e fique atento, pois Julia participará pela primeira vez esse ano do Casa Cor Rio!