Design on Fire

Viols Le Fort é uma cidadezinha no sul da França, que provavelmente seria nada mais do que um pontinho no mapa se não fosse por essa empresa: FOCUS.

 Numa noite fria em 1972, o artista plástico Dominique Imbert teve a brilhante idéia de fabricar uma lareira sustentável que pudesse aquecer suas noites geladas de inverno. A idéia, que surgiu por acaso, se transformou na empresa de lareiras-design mais conhecidas no mundo. Com um design arrojado – e inesperado – a lareira Focus é como um objeto de arte dentro de casa.

 

 

Hoje, quarenta anos depois, Dominique Imbert tem peças expostas em museus como o Guggeinheim de Nova York, e centros de arte contemporânea  de Bordeaux a Estocolmo. São mais de três mil modelos desenvolvidos, e todos eles, sem exceção, fabricados na pequena Viols Le Fort com mão de obra local.

No mais novo hotel da rede Fasano, no interior de São Paulo, uma linda lareira aquece os hospedes no centro do living.

O curioso é que nos últimos anos, mais e mais pedidos pela internet vem do Brasil – o que está fazendo com que os executivos da marca considerem abrir uma loja em São Paulo. Não seria má idéia…

Para conhecer outros modelos da Focus, visite o site – que inclusive, tem tradução para o português.