Parceria de Ouro: Herzog & de Meuron e Ai Weiwei

O verão londrino ficou mais animado com a inauguração da 12º edição do Serpentine Gallery Pavilion. Todos os anos, a Serpentine Gallery, tradicional galeria de arte moderna e contemporânea, convida um arquiteto de renome para assinar o projeto pop-up de um pavilhão dentro do Kensington Garden. O espaço, aberto ao público exclusivamente entre junho e outubro, convida visitantes para um momento de pausa e contemplação. É o lugar ideal para ler o jornal, almoçar, ou simplesmente ver o dia de verão passar.

O pavilhão já foi desenhado por nomes como Jean Nouvel, Oscar Niemeyer e Zaha Hadid, sempre criando estruturas criativas, usando materiais inovadores e técnicas arquitetônicas ousadas.

Esse ano, em vez de convidar um só escritório de arquitetura, a Serpentine Gallery resolveu convidar dois nomes de peso: o escritório suíço Herzog & de Meuron e o artista plástico chinês Ai Weiwei. Afinal, em ano de Olimpíadas, a cidade merecia dose dupla de talento.

 

 

Esse não é o primeiro projeto assinado por essa equipe de estrelas; eles também se juntaram para criar o premiado Estádio Nacional de Pequim, na China, para as Olimpíadas de 2008.

 

O curioso desse projeto é que a dupla escavou o local em busca de vestígios das edições anteriores do pavilhão, aproveitando materiais e formas passadas – uma verdadeira experiência arqueológica.  Para sustentar a estrutura desenvolvida a pouco mais de um metro acima do solo, os arquitetos colocaram simbolicamente doze colunas, em homenagem aos eventos anteriores.

 

O material mais usado na construção foi a cortiça, um material que além de natural e sustentável, é de grande versatilidade.

Confira aqui fotos de edições anteriores da Serpentine Gallery:

assinado pelo suíço Peter Zumthor, em 2011

assinado pelo francês Jean Nouvel, em 2010

assinado pela dupla japonesa Kazuyo Sejima & Ryue Nishizawa , em 2009

assinado pelo português Alvaro Siza Vieira, em 2005

assinado pelo mestre Oscar Niemeyer, em 2003

Para ver mais fotos, acesse o site.

E se estiver a passeio em Londres, o pavilhão estará aberto até 14/10/12, no Kensington Garden.