Tangerine Tango

Seja na arte, moda, makeup, decoração ou design, a Pantone está presente no nosso dia a dia. O sucesso da empresa vem de longa data, batizou cores tradicionais como o Tiffany blueBarbie Pink e Coca Cola Red. Muitos não sabem, mas foi a Pantone que configurou, em 1963, o primeiro catálogo de cores do mundo, dando nomes e números às cores, antes anônimas.

 

Anualmente, a Pantone lança a “color of the year”, que serve como inspiração para profissionais do mundo inteiro no momento de pensar na cor de seus produtos. Dessa vez, a Pantone cede a vez ao laranja, ou melhor, tangerine tango, a cor do ano 2012. A pesquisa de trends é feita com um ano de antecedência, o tempo necessário para realizar uma análise antropológica e socioeconômica completa, e identificar um tom de cor que combine com o momento que estamos vivendo.

 

Leatrice Eiseman, diretora do Pantone Color Institute, e responsável pela pesquisa, conta que o laranja representa bem os tempos de hoje. É uma cor que vem da mistura do vermelho e amarelo – um mix do eletrizante com o aconchegante. O laranja, segundo ela, transmite a energia que precisamos para que as economias mundiais se recuperem. Mas em vez de ser um laranja eletrizante, a dosagem do amarelo mais fechado na mistura, traz um toque sexy à cor – o que levou a Pantone a adicionar a palavra tango ao nome, uma dança sensual tipicamente argentina.

 

Como acontece todo ano, depois do lançamento da “color of the year”, consumidores do mundo inteiro começam a ver a influência da Pantone nas estantes e araras de produtos mais diversos. Isso é porque a cor é divulgada pela internet, atingindo milhares de designers, arquitetos, estilistas e publicitários do mundo inteiro.

Nas passarelas da semana de moda, só deu o laranja. Será que veremos o mesmo na Casa Cor Rio?