Agenda Junho: Arte e Design Contemporâneo

Junho de 2012: um mês de arte e design pelo mundo. Três das feiras mais importantes internacionais estarão acontecendo durante o mês, e uma nacional que não deixa a desejar.

A primeira a inaugurar, e talvez a mais importante, é a Documenta. Em Kassel, na Alemanha, a feira só acontece a cada cinco anos, expondo os artistas plásticos, escultores e fotógrafos mais importantes do mundo. Esse ano serão 150 artistas de 55 países, que terão suas obras expostas a partir do dia 09/06 durante 100 dias. O diferencial dessa feira é reunir artistas que representam backgrounds diferentes, criando um diálogo entre a arte e a política, literatura, filosofia e ciência.

Outro evento internacional importante é a Art Basel, que acontece na Suíça a partir de 14/06.  A feira anual de arte contemporânea vai reunir 2, 500 artistas de 300 diferentes galerias.  É considerada a “olimpíada do mundo da arte” – um evento que há anos faz parte da agenda cultural de todos os galeristas, curadores e artistas de renome.

Paralelamente, mas em outro pavilhão, acontece a Design Miami/Basel. O evento estimula o pensar do design através de palestras e debates de grandes profissionais da área. O foco dessa edição, que começa no dia 12/06, é o design francês dos anos 60 e 70, também como objetos decorativos feitos de cerâmica, vidro e esmalte.

 

Já no Brasil, temos a Design São Paulo, que vai ocupar toda a Oca do Parque Ibirapuera. A mostra, que está em sua segunda edição, apresentará ao público peças únicas ou de séries limitadas, além de palestras, encontros e oficinas. É considerada a mostra de design high-end mais importante que sediamos.

 

Agenda – em detalhe:

Documenta – Kassel, Alemanha: 09/06 – 16/09 2012
d13.documenta.de

Art Basel – Basel, Suiça: 14/06 – 17/06
artbasel.com

Design Miami/Basel – Basel, Suíça: 12/06 -17/06
designmiami.com

Design São Paulo – São Paulo, Brasil: data a ser confirmada
designsaopaulo.com.br