O folclore brasileiro, com seus mitos e lendas, foi o fio condutor da nova coleção de móveis de Maria Candida Machado para a Interni. São mesas, cadeiras, aparadores, sofás, peças onde o gesto mítico que caracteriza seu design sobrevive ao rigor do desenho moderno.
A representação estética das culturas tem sido o ponto de partida e inspiração para grande parte do trabalho da designer desde 1989. Usando quase sempre a madeira como base, material que é, para ela, “perfeito na imperfeição e não tem duas peças iguais daí sua beleza”, Candida já mergulhou nas mais diferentes culturas. Desta imersão é que surgem idéias que dão origem aos móveis. Para ela, olhar uma cultura significa o ponto de partida e desenrolar da sua inspiração. A cultura japonesa do chá, Wabisabi, por exemplo, já foi temática de uma de suas coleções, assim como brasilidade e o Le Style Brut francês foram em outras.
“A convivência dos tempos não é desejada como finalidade mas como meio, e sua capacidade de avaliar as diferenças para além dos padrões da própria cultura fazem uma aliança estratégica que permite entrelaçar sensações – formais, cromáticas, táteis e olfativas – claramente perceptíveis no produto final”definiu a designer gráfica e amiga Marcia Cabral.
Se surge o desejo de criar um objeto é porque algo de novo a leva a pensar. Ou porque algo antigo pode ser repensado. A coleção Mitos e Lendas já está na Interni.
Maiores informações nos sites: www.interni.com.br / www.facebook.com/internimoveis
Fotos: Kitty Paranaguá (ambientes) e André Nazaré (móveis)