Casa Cor SP

Por Patricia Mayer

A Casa Cor São Paulo abriu esta semana no Jóquei Club explorando o tema Moda, Estilo e Tecnologia em cerca de 90 ambientes assinados pelo habitual mix de profissionais que caracteriza o evento, de novos valores a arquitetos consagrados no mercado nacional. Assim como a moda está na decoração, a tecnologia é parte integrante dos materiais, móveis e objetos.

O evento aposta nesses conceitos que se completam e predominam no mundo moderno da casa. Tudo está ligado a estilo de vida, incluindo aí a gastronomia e o bem estar. Basta um giro na Casa Cor 2012 – que vai até dia 22 de julho e espera receber 180 mil visitantes – e um olhar atento, para detectar a integração desses conceitos que este ano tematizam o evento a nível nacional.

E não apenas nos 60 ambientes da Casa Cor que ocupa uma das tribunas do clube, mas no Casa Hotel e no Casa Talento Fashion em espaços vizinhos. Tudo entremeado por belos jardins e construções avulsas, quer dizer, algumas construções de verdade como a casa completa criada por Deborah Aguiar e outras instalações, como o Loft Bolha assinado pelo sempre surpreendente arquiteto Leo Shehtman, aliás, um dos espaços mais divertidos do evento.

A criatividade está por todos os lados, mas o que inspira de verdade é a Casa Talento Fashion, um único e amplo espaço inspirado no universo da moda e segmentado em instalações diferenciadas, ressaltando a criatividade dos designers e estilistas, e como moda e decoração caminham lado a lado. A curadoria é de Roberto Dimbério, que já foi presidente da Casa Cor de 2001 a 2007 e Andrea Bisker, diretora e consultora da WGSN, líder mundial em tendências da América do Sul.
Além de profissionais de decoração e arquitetura, destaques do mundo fashion são homenageados ou assinam ambientes, como o estilista Jum Nakao, que criou uma casa em formato de bosque, com duas estações, outono e inverno, e onde trabalha seu material predileto, o papel, e o vidro, possibilitando uma interação de sensações e surpresas para os visitantes.

Nas fotos, detalhes que chamaram atenção do nosso blog numa visita, tiradas com IPhone 4.

 

luminária pendente na Casa Talento, efeito chuva de prata

Almofada Fashion na Casa Talento

Luminária de Ingo Maurer

A projeção no vidro atende a dois ambientes, tecnologia que sofistica qualquer banheiro

A banheira que é uma escultura numa composição elegante

Boa idéia para guardar o livro marcando a página que está lendo…ou encher de caderninhos coloridos para um toque de charme

Um charme essa cômoda bar, na medida certa para os mais variados ambientes

O foguinho que enfeita e esquenta, tradição uruguaia, está em muitos ambientes da Casa Cor nas mais variadas versões

O aparador na entrada do espaço do Jum Nakao; peça linda, toda de madeira, parece uma escultura da natureza

Atenta às tendências, a Deca lança na Casa Cor a linha de metais Gold no acabamento ouro rosa, uma interpretação contemporânea do dourado – de novo, a moda aliada à tecnologia e ao estilo na casa…

As formas quadradas puxam o design desta cuba, novidade da Deca, que conta com saboneteira integrada em forma de grelha metálica e tem válvula de escoamento oculta. Está disponível nas cores branco, ébano, marrom fosco e ébano fosco e, no marrom fosco, chamava  a atenção no espaço da Deca assinado pelo arquiteto David Basto

No Loft Bolha do Léo Shehtman, a composição de frutas em origami, recurso utilizado pelo arquiteto na colcha da cama, almofadas..

As almofadas de cachorrinhos reais sob o sofá de couro capitonê: Bya Barros mais clássica criou um ambiente cozy e chic