A ‘brasiliana’ de Chicô Gouvêa

por Angela Falcão

A nova coleção da Olhar o Brasil, loja de Chicô Gouvêa e Paulo Reis, será lançada no showroom de Ipanema nessa quinta-feira, dia 17 de maio. Batizada de Brasiliana, a coleção é inspirada no acervo de Raymundo de Castro Maya. São almofadas, luminárias de teto e de mesa, jogos americanos, bandejas e coolers com estampas da azulejaria dos séculos XVII e XIX – as mesmas que adornam o Museu do Açude.

 

Além disso, Chicô utilizou desenhos de Debret apenas com rostos de mulheres, e uma série de pinturas a óleo do século XIX de viajantes europeus como Rugendas, Chamberlain e Taunay. “Tudo isso será mostrado por nós em peças criadas a partir deste grande acervo”, finaliza o arquiteto.

 

Paralelamente ao lançamento da coleção, a Olhar o Brasil promove uma exposição com peças de colecionadores particulares bem curiosas, como os menus de jantares oferecidos por Castro Maya, cartões de Natal que o colecionador enviava a amigos com ilustrações de nomes como Di Cavalcanti, Darel V. Lins, Isabel Pons e Aldemir Martins e livros raros.

 

A Olhar o Brasil fica na Av. Garcia D’Avilla, 196, em Ipanema.