SP-Arte

Principal Momento da Arte Contemporânea Brasileira, já no Mercado Internacional

A 8a edição da feira SP-Arte abre suas portas no Parque Ibirapuera no dia 9 de maio para convidados e colecionadores, e permanece aberta ao público em geral de 10 a 13 de maio. É sem duvida hoje o acontecimentos mais importante do ano para o mundo da arte latino Americano e já repercute com força no mercado internacional, atraíndo galerias de diversos países como acontece com as grandes feiras internacionais na Alemanha, Londres e mais recentemente Miami. Uma oportunidade e tanto para ver de perto obras de Iberê Camargo, Volpi, Nelson Lerner, Vik Muniz, Beatriz Milhazes…entre outros de nossos tesouros em um só evento, além de consagrados artistas de outros países.

O que se imaginava no início como uma feira para colecionadores e galeristas, já tomou porte de uma grande exposição de arte, somando-se aos museus e centros culturais. A SP-Arte  de 2011, por exemplo, reuniu 17 mil visitantes e movimentou 40 milhões de reais.

Para se ter uma idéia do crescimento exponencial do evento, na primeira edição eram 41 galerias participantes. Hoje, em 2012, são 110 galerias nacionais e internacionais espalhadas em três andares de um mega-pavilhão no parque Ibirapuera. E dessas galerias participantes, 27 são estrangeiras, um número recorde. Entre elas, a festejada White Cube de Londres que traz uma obra do polêmico , o inglês Damien Hirst.

E para o nosso orgulho, 22 galerias saem do Rio:

Almacen Galeria Unlimited Art
Anita Schwarts Galeria de Arte
Athena Contemporânea
Athena Galeria de Arte
Espaço Eliana Benchimol
Galeria da Gávea
Galeria de Arte Ipanema
Galeria Jean Boghici
Galeria Tempo
Gentil Carioca
Gustavo Rebello
H.A.P Galeria
Luciana Caravello Arte Contemporânea
Lurixis: Arte Contemporânea
Marcio Barrozo do Amaral Galeria
Mercedes Viegas Arte Contemporânea
Moura Marsiaj
MUL.TI.PLO Espaço Arte
Pequena Galeria 18
Pinakotheke Cultural
Ronie Mesquista Galeria
Sergio Gonçalves Galeria
Silvia Cintra Galeria de Arte + Box 4

 

 

Desta vez, a SP-Arte junto com a Associação Brasileira de Arte Contemporânea traz 33 críticos e curadores estrangeiros, entre eles a curadora do Tate Modern de Londres, Tanya Barson – que vem com intenção declarada de esbarrar em novos talentos!

A Feira:

8a SP-Arte – Pavilhão da Bienal

Parque Ibirapuera, portão 3

Dias 10 e 11/05 das 14h as 22h

Dias 12 e 13/05 das 12h as 20h

Mais informações www.sp-arte.com.br