Milão 2012: Design Dance

By Patricia Mayer

São 456 objetos em palco. Que conseguem atuar como atores experientes e brilhantes. Eles são os protagonistas do Design Dance, espetáculo apresentado no Teatro dell’Arte no Museu Trienale como parte das atrações FuoriSalone da Feira de Milão.

Interagindo durante quase duas horas com atores, acrobatas e dançarinos, numa mágica da tecnologia teatral, as poltronas, cadeiras, estantes, mesas, pufes, camas estavam ali para testemunhar suas presenças na evolução do design, através da animação e movimento com os atores: a grandiosidade desses objetos está justamente na sua precisa relação com o corpo humano.

Projeto de Michela Marelli e Francesca Molteni, curadores de vários projetos para o Saloni no passado, Design Dance nasceu de um criativo workshop envolvendo acrobatas, cenógrafos e figurinistas. Foram mais de 60 profissionais, incluindo atores, intérpretes e técnicos, além de 30 estudantes da Nuova Accademia Di Belle Arti Di Milano.

Durante seis meses , 500 horas de ensaio envolveram seleção de milhares de imagens de arquivo e contato com mais de 200 companhias cujos produtos participaram do desafio de transformar os objetos em protagonistas… sofás voadores, mesas que tocam música, lâmpadas que dançam. Uma das atrações mais interessantes dessa temporada milanesa.

Para ver o que é o design dance em movimento, assista esse clip.