Milão 2012: Murano  em formas Contemporâneas

By Patricia Mayer

Para quem aprecia uma bela peça de murano, Milão oferece dois locais imperdíveis. Um, aberto o ano inteiro mas sempre com novidades durante a Feira do Móvel, é a loja Venini, na chique Via Montenapoleone.

Vitrine da Venini na semana da Feira

Na vitrine este ano as luminárias Vellero, assinadas pelo arquiteto japonês Tadao Ando. E quem se aventurava a entrar na loja, se encantava com as Happy Pills, de Fabio Novembre, as ampulhetas, os vasos e jarras e os lustres assinados pelos irmãos Campana.

Happy Pills by Fabio Novembre

Ampulhetas Venini

E tem murano também, mas restrito ao período da feira, na mostra no Museu Bagatti Valsecchi, um antigo palácio renascentista na Via Santo Spirito, montado com mobiliário de época, onde os objetos e luminárias com seus arrojados designs, são uma intervenção contemporânea.

Murano em design contemporâneo: intervenções no décor renascentista do Museo Bagatti Valsecchi

O tema esse ano era Venini, The White Collection, com a maior parte das peças em branco, como a luminária Matilda, assinada por Fabio Rotella, a Seltz, de Rodolfo Dordoni, e os vasos em forma de máscara, de Fabio Novembre, lançados este ano.

Matilda by Fabio Rotella

Seltz by Rodolfo Dordoni

Venini é murano de qualidade, onde tradição e modernidade se mesclam em interessantes coleções assinadas por designers e arquitetos de destaque.