Agenda Cheia em Milão

por Patricia Mayer

O mundo da arquitetura e design tem destino certo na próxima semana. Com o inicio em Milão do Salão Internacional do Móvel e da Eurocucina que ocorre paralelamente, de 17 a 22 de abril, e das centenas de eventos fuori salone que marcam a temporada, aportam na sofisticada capital italiana profissionais do mundo inteiro – de compradores a arquitetos, decoradores, designers, artistas plásticos e pessoas interessadas em ver novidades. E, se inspirar nas incríveis montagens dos eventos e fazer relacionamentos na Feira e em tudo o que acontece ao seu redor.

 

Os profissionais brasileiros já saem com agenda cheia. Desde meados de março os convites já começaram a chegar. São marcas italianas convidando para visitar seus stands na Feira e coquetéis nos showrooms, alguns imperdíveis como o da Kartell, da Moroso, da Cassina, da Bofi, onde se esbarra em designers e arquitetos poderosos, tais como Antônio Citterio, Patricia Urquiola, Zaha Hadidd, Fabio November e é claro os Campanas. Ou personalizados como o de Lisa Corti, na quarta-feira, dia 18, que abre as portas de seu showroom instalado em um antigo convento para receber, além de italianos, cerca de 300 profissionais brasileiros da área -turma convidada pela 3Plus, e que será recebida pela Lisa Corti em pessoa e pelas representantes da marca no Rio, Kika Amaral e em SP, Silvia Amaral.

 

Aos mais de 400 eventos Fuori Salone listados no encarte da Revista Interni (que pode ser encontrada em qualquer lugar por lá sem custo e encontra-se disponível em aplicativo para iPhone, crescem a cada ano os eventos das empresas brasileiras.

 

AGENDA

Já no dia 16, segunda-feira, inaugura a Rio+Design, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico com curadoria de Guto Indio da Costa, apresentando 32 peças de 23 escritórios de design do Rio de Janeiro em três ambientes de 100m2., na badalada Via Tortona.

Na terça-feira, a Deca leva os arquitetos premiados em 2011 para a vinícola Antinori em Florença, um percurso de trem, com direito a degustação dos vinhos que são considerados os melhores da Itália.  No mesmo dia, à noite, o Casa Shopping é anfitrião de convidados na Galeria Entrata Libera para o debate Desafios Contemporâneos do Design Mundial, “O Que Esperar do Salão do Móvel”,com Nigel Coates, Barnaba Fornesetti e Fábio Novembre, com mediação da jornalista Paola Carimati da Elle Deco. O evento será seguido de coquetel e muita animação ao som de DJ.
Além da Lisa Corti, quarta-feira, 18, acontece o tradicional jantar da Orlean Revestimentos, no Bulgari Hotel, onde Simone e Jacob Orlean recebem arquitetos como Andre Piva, Chico Gouvêa e Luiz Fernando Grabowsky, Solange Medina, Paula Neder, entre muitos outros.

Na quinta-feira, 19, a Casa Cláudia recebe para a segunda edição do evento Brazil S/A, no Palazzo Giureconsulti, na Piazza Mercanti, uma festa com direito à diferentes interpretações temáticas e muitos designers e arquitetos brasileiros envolvidos.
Na sexta-feira, é a Guardian (vidros) quem convida para seu famoso e disputado GIRO pelos eventos milaneses, este ano curadoria de Cris Bava, editora da Casa Luxo. Uma das paradas  é no Studio de Achille Castiglioni, uma visita guiada pelos familiares do famoso designer. E o jovem designer Rafael Miranda recebe no seu Studio na Zona Tortona, apresentando suas novas criações em relógios e mobiliário.E tem Ornare, os eventos da Kartell e Herman Miller aqui representados pela Novo Ambiente e por aí vai…

 

Ufa! É preciso fôlego, mas vale a pena. Volta-se de Milão renovada, cheia de boas idéias, novos contatos…e a certeza que este mercado que cresce a cada ano está mesmo completamente globalizado!