Dose Dupla – Irmãos Campana

by Patricia Mayer

Arte? Design? Ou design com arte e vice-versa? É difícil rotular o trabalho dos Irmãos Campana. A criatividade sem limite de Humberto e Fernando Campana e o tamanho da inspiração que os move torna a dupla única tanto no campo das artes quanto no design.

Partindo dessa premissa – e pronta a lançar a discussão – a marchand Luciana Caravello não hesitou em contatar a curadora Katia Avilez para, ao lado de Waldick Jatobá, trazer uma exposição singular para inaugurar seu espaço design art, na galeria de arte contemporânea que leva seu nome em Ipanema. “A Arte de Sentar” compreende onze cadeiras, entre estas Banquete Chair, Favela, Dolphins in Leather, entre outras e mereceu montagem em clima futurista assinada pelo croata Marko Brajovic.

“As cadeiras aqui apresentadas se caracterizam por uma transformação sutil e surpreendente de objects trouvés e elementos do cotidiano, de forma autêntica transmitem a diversidade cultural do lugar que os designers chamam de lar- São Paulo,”conta Waldick.

São Paulo é terra natal e inspiração, mas a dupla que já conquistou o mundo se rendeu ao Rio onde esteve para abrir a mostra na Galeria e simultaneamente inaugurar a retrospectiva “Anticorpos” de seus 25 anos de carreira no CCBB. “ O Rio com certeza será inspiração para uma próxima peça, como já foi na cadeira Favela”, revelou Humberto Campana no coquetel de abertura de “A Arte de Sentar”.

Dolphins in Leather

Favela

 Banquete Chair